As criptomoedas estão se espalhando pelo mundo, isso é um fato, porém alguns países são mais receptivos que outros. Enquanto alguns estados recebem as criptomoedas com festa, outros nem tanto. Há aqueles, como a China, que são reticentes, mas foram se rendendo aos poucos. Mas há um continente que é um verdadeiro solo fértil para as criptomoedas: a África!

A fertilidade do solo africano tem elevado o território a pontos altos, atraindo empresas que estão fornecendo produtos para vários países, a princípio, no próprio continente. Isso tem ocorrido pois as criptomoedas são muito mais simples para realização de transações financeiras internacionais e se valorizam frente as moedas fiduciárias, o que faz com que passem confiança e segurança aos cidadãos que buscam portos seguros para proteger seus investimentos.

Demanda crescente no Zimbábue

No Zimbábue a recepção das criptomoedas tem sido crescente e o ministro Ncube, tem considerado a adoção da moeda para investimentos, o que já nos leva a crer que a bolsa local, Victoria Falls, listará em breve produtos nesse modelo de criptografia. E, ainda, tornando as criptomoedas legais para pagamentos, o que atenderia a demanda da população local, fazendo com que remessas vindas do exterior tivessem taxas menores.

Um futuro em regulamentação

A regulamentação para que os consumidores e o futuro das finanças do país sejam protegidos está sendo desenvolvida pelas autoridades, afirmou o secretário permanente, chefe do gabinete do presidente e da unidade de tecnologia do governo, o brigadeiro-general aposentado Charles Wekwete. Segundo ele, a preocupação maior é que haja transações como transferências internacionais sem registro, ilícitas ou lavagem de dinheiro. Contudo, Wekwete confirmou que com o auxílio de empresas de setores diversos, que foram consultadas pelo governo, as mudanças nas políticas financeiras estão se moldando.

Bitcoin: a moeda virtual dominando o mundo real

O Zimbábue segue os passos de países como El Salvador, por exemplo, que está regulamentando a permissão para negociação de Bitcoins, mesmo debaixo de uma chuva torrencial de críticas. No país do continente africano, o governo já tem nos ativos digitais uma estrutura denominada “Estratégia de Desenvolvimento Nacional 1”, que vem a ser um esforço conjunto, de governo e setor privado, para que a economia digital se desenvolva e se torne uma realidade. Mas não nos esqueçamos que tudo isso são planos e que o país ainda está situado na fase de consultas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *