El Salvador pretende lançar tendência e ser o primeiro país no mundo, um novo mundo tecnológico ligado ao financeiro, a ter uma cidade inteira de criptomoeda. Há pouco tempo, o país foi o primeiro a oficializar o Bitcoin como uma moeda legal. El Salvador inova a cada dia e, junto com a Cidade de Bitcoin, anunciou, ainda, a mineração sustentável da criptomoeda.

Cidade de Bitcoin – do plano virtual para o plano real

O novo município salvadorenho ficará no Golfo de Fonseca, sendo fundada pela própria BTC, e contará com residências, centro comercial, serviços, aeroporto, entretenimento, ou seja, uma cidade como qualquer outra. Futuramente criada no sopé do vulcão Conchagua, e, assim, a cidade terá sua própria geração de energia geotérmica, que poderá ser utilizada para minerar as criptomoedas e abastecê-la, com uma energia sustentável.

Com tanta inovação, o seu formato também será inusitado: terá, quem diria, o formato do símbolo de um Bitcoin! O presidente salvadorenho, Bukele, pretende que a cidade seja uma metrópole e que moradores das localidades próximas possam trabalhar no novo município. Porém, o maior atrativo da Cidade de Bitcoin será não taxar seus cidadãos, ou seja, nada de impostos: de renda, propriedade, capital, funcionários… As taxas, de 5 a 10%, recairão apenas sobre os serviços, divididos entre a cidade e o tesouro do país.

Como construir uma cidade?

Apesar de não ter dado um plano para que a cidade saia do papel, o presidente explicou que a ideia é emitir 1 bilhão de dólares, 500 milhões para dar infraestrutura para a cidade e para a mineração e outros 500 milhões para investir em mais BTCs, em título de Bitcoin – esse instrumento tokenizado será gerido pela Blockstream Liquid Network.

Samson Mow, diretor de estratégia da empresa de títulos, afirma que passados 5 anos, El Salvador poderá vender participações em criptografia, pagando dividendos aos donos dos títulos, representando um atrativo vantajoso para o país. Com isso, o presidente Bukele pretende fazer com que o estímulo da criptomoeda faça a economia do país crescer. Mas será que ele está considerando a instabilidade da moeda?

Nayib Bukele disse apenas que a emissão dos títulos estará disponível no mercado em 2022 e a construção começará 60 dias após o financiamento. Então, será que teremos na Bitcoin City um novo centro financeiro do mundo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *