Aprenda a investir

Tutorial de como aprender a operar

Gerenciamento de risco

A parte mais importante do sucesso em qualquer operação é a gestão de riscos. J Welles Wilder Jr, (pai dos indicadores RSI, ADX e SAR), referiu-se à gestão de riscos como “o mais importante, mais fácil de aprender e o mais difícil de fazer”. A razão para isso é que, em algum momento do passado, você fez um trade ou investimento excessivamente perigoso e deu certo, dando a você a confiança de que você pode fazer isso mais de uma vez. No entanto, as pessoas subestimam muito o desafio de se recuperar de uma perda substancial. Se você acabar perdendo 50% do seu capital em uma negociação super alavancada, agora você precisaria ganhar 100% apenas para voltar ao ponto inicial, e a pressão para você para fazer esses 100% será maior do que nunca.

Quanto mais tempo um profissional sobreviver nessa profissão, mais ele apreciará a importância do Gerenciamento de Risco.

TUDO COMEÇA COM CANDLESTICKS (VELAS)

Se você NÃO entende como ler candles (velas), NÃO deve negociar. Passe o tempo necessário se familiarizando com o básico e depois revise todos os diferentes tipos de velas existentes. Você também pode ler mais sobre o papel deles na Identificação de Suporte e Resistência (tópico 2). Referências adicionais em PDF estão aqui, aqui e aqui.

SUPORTE E RESISTÊNCIA

Existem várias formas, mas gostamos de simplificar para apenas 4 tipos:

Entendendo o importante papel do Suporte e resistência, altamente importante para uma negociação bem-sucedida, aqui está um bom resumo dos conceitos acima.

PADRÕES GRÁFICOS

Embora os padrões gráficos possam ser usados para ajudar a Identificar uma Reversão ou Continuação da Tendência, gostamos de utilizar como mais uma informação em nossa análise. Eles não são apenas úteis para identificar a direção potencial de uma operação, mas também ajudam a identificar pontos alvo até onde o preço deve chegar. Certifique-se de ler a seção Introdução aos Padrões Gráficos antes de passar para exemplos específicos.

Alguns dos nossos padrões favoritos são: Triângulos Ascendentes e Descendentes (Triângulos Simétricos também, mas são menos previsíveis quanto à direção em que o preço irá romper). No entanto, gostamos de triângulos simétricos quando parte de uma Bandeira. Outros padrões gráficos a serem reconhecidos são as Xícaras, juntamente com Cabeças e Ombros (ou Cabeças e Ombros Inversos).

INDICADORES

Antes de mergulharmos nos indicadores individuais, devemos discutir as diferentes categorias de indicadores (leitura obrigatória). Eles podem ser divididos em Sobreposições contra Osciladores. Sobreposições são indicadores plotados diretamente no topo de um gráfico de preços e, portanto, usam a mesma escala do preço (embora possam ser baseados em Volume). Os osciladores, por outro lado, são plotados acima ou abaixo de um gráfico de preços e têm suas próprias escalas independentes. Tanto as sobreposições quanto os osciladores vêm nas variedades Atrasada, Principal ou Coincidente, que têm suas próprias vantagens e desvantagens. Os osciladores vêm em todos os tipos, sendo centrados onde flutuam em torno de um valor específico (geralmente 0), limitados onde têm um valor máximo / mínimo que pode ser alcançado, enquanto outros (como OBV) não têm nenhuma dessas propriedades (daí não deve ser chamado de Oscilador).

PRINCIPAIS INDICADORES DE SOBREPOSIÇÃO

A seguir está uma lista de nossos indicadores técnicos favoritos com links para referências sobre como eles são usados:

SAR Parabólico: Projetado como um sistema de negociação para ser usado no mercado comprado ou vendido, só tem um bom desempenho em mercados de tendência. Idealmente, deve ser combinado com outros indicadores de tendência, como Médias Móveis ou Oscilador ADX. Leia mais sobre isso Artigo 1, Artigo 2 e Artigo 3.

Bollinger Bands: Indicador Atrasado usado para identificar condições de sobrecompra / sobrevenda com probabilidade de reverter para a média, bem como futuras rupturas / rupturas sem inclinação em uma direção. Leia mais sobre isso Artigo 1, Artigo 2, Artigo 3 e Artigo 4. Há também uma sobreposição semelhante chamada Canal Keltner.

Nuvem Ichimoku: Um indicador versátil que identifica os níveis de suporte e resistência atuais (e prevê o futuro), identifica a direção da tendência, o impulso e a força e, o mais importante, fornece entradas claras nas operações. No que diz respeito às interrupções, talvez você precise definir um plano que funcione para você. Artigo 1 e Artigo 2.

Perfil de Volume: É uma maneira de olhar o volume de uma forma única, pois mostra o quanto de liquidez mudou de mãos a um preço específico. Dependendo da sua fonte, pode ser referido como Volume por Preço (StockCharts) ou Preço por Volume (Investopedia). Artigo.

DIVERGÊNCIA

Antes de passarmos para a introdução dos osciladores, devemos discutir um conceito importante conhecido como Divergência. Muitos dos osciladores na próxima seção fornecem seus próprios sinais internos, mas, além disso, a maioria também é usada como Indicadores Principais quando a divergência é identificada. Isso pode ocorrer mesmo quando o indicador é da variedade atrasado. Além de divergência, existe um conceito de divergência oculta. Pessoalmente, não gostamos de confiar no hidden divergence (divergência oculta). Leai mais.

OSCILADORES

Mais uma vez, uma coisa boa para revisar é a Introdução aos Indicadores Técnicos e Osciladores. Uma vez que a quantidade de Indicadores Técnicos é grande, vamos nos concentrar apenas em alguns selecionados. Assim como as médias móveis, você decide se deve focar nos osciladores mais populares com configurações padrão para outros traders, ou se deve focar nos não convencionais.

MACD: Um oscilador centrado sem limites que tira vantagem da tendência e do momentum. O MACD sendo um indicador de atraso não é útil para identificar condições de sobrecompra / sobrevenda, mas ainda pode ser usado como um indicador principal ao visualizar divergência. Leai mais.

RSI: Principal indicador de limite de alcance que visa identificar ativos em condições de sobrecompra ou sobrevenda, bem como áreas de divergência.

CMF: Um indicador, centrado e limitado ao alcance que se baseia principalmente no volume para identificar a pressão de compra e venda. Seu maior uso é detectar divergências nas tendências. Artigo.

ADX:  Um oscilador de limite de intervalo de atraso que é ideal para identificar mercados de tendência. É bastante exclusivo para outros osciladores. Este indicador é um tanto complexo e ideal apenas em ativos de tendência cíclica. Se o seu ativo for muito volátil e tende a mudar rapidamente de direção de alta para baixa ou não for volátil (também conhecido como estável), o índice direcional médio pode não ser ideal. Leai mais.

OBV: Um indicador que é totalmente baseado em volume. Ele mede a pressão de compra e venda para identificar uma divergência e confirmar tendências de mercado. O OBV consegue isso mantendo o controle do volume cumulativo adicionando ou subtraindo o volume mais recente do total. Leai mais.

AROON: Indicador Coincidente de Margem. O mais importante em sua categoria de momentum porque mede o preço em relação ao tempo. É ideal para identificar novas tendências, especialmente em períodos de consolidação. Leia mais.

Últimos conteúdos