A WePower é um token ERC-20, desenvolvido na rede da Ethereum (ETH). A empresa criadora do token é uma startup da Lituânia que quer mudar o jeito de como projetos de energia renováveis são comercializados. Os preços da energia eólica e solar, que eram garantidos pelos governos e impulsionaram o crescimento da produção dessas matrizes, estão sendo cortados em todo o mundo, segundo o CEO da WePower, Nick Martyniuk. Portanto, a empresa deseja ajudar os produtores de energia renovável a financiarem seus projetos através de tecnologia blockchain.

O desafio das mudanças climáticas

Um relatório da ONU indicou que uma mudança radical é necessária para limitar o aumento da temperatura global em até 1,5°C. Nós precisamos de soluções que impactem a produção de energia global. Existe um problema: enquanto o custo de produzir-se energias renováveis vem caindo ao longo do tempo, a maioria das indústrias tem limitado suas oportunidades de beneficiarem-se desta mudança. Existe uma carência muito definida de instrumentos financeiros para que empresas possam comprar energia renovável de forma acessível.

Energia “verde”

Geralmente quando se fala de energia renovável, a percepção da sociedade limita-se ao conceito de salvar o planeta e reduzir as emissões de carbono. Isso é verdade, mas também, devido à avanços tecnológicos, o custo de se produzir energias renováveis caiu de forma significativa (abaixo do custo de tecnologias de combustíveis fósseis). Então existe um incentivo financeiro claro de consumir energia limpa, além do incentivo ambiental.

A WePower estudou o mercado de energias renováveis, e percebeu que as empresas têm comprado energia diretamente de produtores de energia renovável, através de Contratos de Compra de Energia (PPA – Power Purchasing Agreement), e essa modalidade cresceu 36x nos últimos 10 anos, de acordo com o gráfico abaixo:

Esses contratos apresentam alguns problemas: i) somente volumes grandes podem ser adquiridos, limitando o número de compradores; ii) o processo de conclusão do contrato é longo e custoso, levando de 12 – 18 meses para ser concluído, com um custo médio de 1 milhão de dólares por cliente; iii) liquidez baixa, ou seja, se a empresa desejar desfazer-se do contrato, custará mais tarifas e tempo.

Solução do token WePower

O token WePower cria um meio de comprar energia renovável, baseado em contratos inteligentes da rede Ethereum, utilizando tecnologia de tokenização de energia, permitindo que as empresas comprem energia diretamente dos produtores, através de leilões de tokens e de contratos de compra digitais. Durante o leilão, compradores fazem lances, especificando o volume e preço desejados. Realizando-se uma compra, a empresa emite um Contrato de Compra de Energia (PPA) digital, que possui todas as especificações desejadas. O acordo de compra entre os compradores e vendedores será feito mensalmente, de acordo com os termos do PPA digital. As vantagens desse processo: i) volumes fracionados de compra, permitindo maior acesso de compradores; ii) baixo custo de transação, reduzindo-se também a complexidade do contrato e o tempo de liquidação; iii) liquidez, pois os compradores podem vender os seus tokens no mercado secundário sem burocracias e taxas adicionais. (exchanges).

Análise gráfica

O token WePower no par Bitcoin (WPRBTC) é negociado na Binance.

A criptomoeda segue numa consolidação extensa no tempo gráfico semanal. O volume indica que compras grandes foram feitas nas últimas semanas. O suporte mais importante fica na faixa dos 59 Satoshis, ou, 0.00000059 BTC. A resistência encontra-se na faixa dos 100 Satoshis. O preço atual do token é 64 Satoshis. Pensando no curto prazo, uma compra nesse momento teria risco retorno de 7/1, ou seja, stop no suporte (- 8% do preço atual) e alvo na resistência (+ 56% do preço atual). No longo prazo, é um projeto que têm muito potencial, pelos fatores destacados acima. Vemos como uma oportunidade interessante de investimento.

LINKS ÚTEIS:

WePower Website
WePower Whitepaper

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *