GMX é uma exchange descentralizada de spot e perpétuos que oferece alavancagem de até 50x. A Dex é implantada nas redes Arbitrum Layer 2 e Avalanche C Chain. A plataforma de negociação GMX é uma das maiores em DeFi com mais de US $100 bilhões em volume total negociado e mais de 225 mil usuários.

A DEX foi fundada por desenvolvedores anônimos que dizem estar baseados em Sydney, Austrália. O protocolo foi lançado pela primeira vez no Arbitrum em setembro de 2021 antes de ser lançado no Avalanche no início de 2022.

A DEX funciona por meio de um pool de liquidez de vários ativos. Os usuários que fornecem liquidez são remunerados com taxas de negociação. Essas taxas são aplicadas a swaps, negociação de alavancagem, criação de mercado e reequilíbrio de ativos.

Além de atrair provedores de liquidez, a GMX espera que seu produto de troca seja suficiente para atrair usuários. Desta forma, a GMX aplica taxas baixas e implementou o oráculo Chainlink (LINK) para trazer ‘preços dinâmicos’ para o DEX. Sua plataforma também “usa um feed de preço agregado que reduz o risco de liquidações de mechas temporárias”.

Tokenomics

A GMX funciona a partir de um mecanismo de dois tokens. O token GLP é um token de liquidez e pode ser usado para negociar ativos de índice.

Os investidores podem cunhar GLP usando qualquer ativo de índice ou queimar o token para resgatar um ativo. Um total de 70% das taxas de negociação de swap e alavancagem são distribuídos aos detentores de GLP.

O token GMX é o token de utilidade e governança da plataforma. 30% de todas as taxas que foram pagas são direcionadas para os usuários que colocaram o seu token GMX em staking. Os usuários da Arbitrum recebem em ETH e os usuários de Avalanche recebem em AVAX. O token também pode ser usado para poder de voto no futuro da DEX.

A equipe GMX é completamente anônima, o que significa que todos os usuários devem proceder com cautela. Dito isso, o protocolo acumulou mais de US $545 milhões em valor total bloqueado. A plataforma também foi amplamente auditada pela ABDK Consulting, a auditoria completa está disponível no GMX Github.

Fornecimento

O aumento na oferta circulante irá variar dependendo do número de tokens adquiridos e da quantidade de tokens usados para marketing/parcerias. O fornecimento máximo previsto é de 13,25 milhões de tokens GMX.

A cunhagem além do suprimento máximo de 13,25 milhões é controlada por um bloqueio de tempo de 28 dias. Esta opção só será usada se mais produtos forem lançados e a mineração de liquidez for necessária, uma votação de governança será realizada antes de qualquer alteração.

  • 6 milhões GMX da migração XVIX e Gambit
  • 2 milhões de GMX emparelhados com ETH para liquidez no Uniswap
  • 2 milhões de GMX reservados para aquisição de recompensas GMX sob custódia
  • 2 milhões de tokens GMX a serem gerenciados pelo fundo de preço mínimo
  • 1 milhão de tokens GMX reservados para marketing, parcerias e desenvolvedores da comunidade
  • 250.000 tokens GMX distribuídos aos contribuidores linearmente ao longo de 2 anos.

A GMX segue com

  • 19% não está em staking
  • 79% em staking
  • 2% em liquidez.

Composição do índice GLP.

O GLP consiste em um índice de ativos usado para swaps e negociação de alavancagem. Ele pode ser cunhado usando qualquer ativo de índice e queimado para resgatar qualquer ativo de índice. O preço para cunhagem e resgate é calculado com base em (valor total dos ativos no índice, incluindo lucros e perdas de posições abertas) / (fornecimento de GLP).

Para a Arbitrum, os detentores do token GLP ganham recompensas GMX sob custódia e 70% das taxas de plataforma distribuídas em ETH. Para o Avalanche, os detentores do token GLP ganham recompensas GMX sob custódia e 70% das taxas de plataforma distribuídas no AVAX. Observe que as taxas distribuídas são baseadas no número após deduzir as recompensas de referência e os custos de rede dos detentores, os custos dos detentores geralmente são cerca de 1% das taxas totais.

Total Value Locked GMX, onde vemos um TVL de $545.42 milhões desconsiderando a alocação em Staking.

TVL da GMX.

Nesta imagem vemos o TVL da GMX com o staking incluído, totalizando US $1,04 bilhões (na data de confecção desta análise, 14/02/2023). Vemos que em ambos os gráficos a GMX atingiu seu maior TVL de desde seu lançamento. Destacamos o crescimento visto a partir do lançamento da GMX na Avalanche, o qual fez com que a plataforma atingisse uma base significativa de usuários.

Taxas e Receita do Protocolo.

Na imagem vista acima, vemos a relação entre taxas e receita do protocolo. Boa parte das taxas arrecadadas são direcionadas para remuneração de provedores de liquidez e outras destinações. Descontando esses direcionamentos, se chega a receita do protocolo, onde vemos que tem sido equivalente a 30% do total das taxas, um número bastante interessante.

GMX Data Metrics.

Acima estão as principais métricas da GMX retidas do Token Terminal. Os dados retratam a movimentação vista nos últimos 30 dias. Vemos que as métricas demonstram estar saudáveis e em crescimento. Destacamos por exemplo o volume negociado aumentando 42,03%, a receita e as taxas subindo 67,70% e o número de usuários ativos cresceu 20,30%. Isto indica que o protocolo vem ganhando cada vez mais utilidade e atraindo novos usuários.

Comparação com Concorrentes

Os protocolos escolhidos para fins de comparação de métricas são outras exchanges descentralizadas que oferecem serviços de operações de perpétuos, como Gains Network, Perpetual Protocol e Synthetix. Abaixo estão as principais métricas de mercado.

ProtocoloPreçoVar. 24hCap. Mercado CirculanteCap. Mercado Totalmente DiluídaTVLTaxas 30dReceita 30dUsuários Ativos DiáriosDesenvolvedores Ativos
GMX$77.93+3.7%$660.1m$1.0b$531.5m$17.3m$5.2m2.77k6
Gains Network$6.48-3.2%$197.4m$196.9m$49.8m$2.6m$2.3m530,002
Perpetual Protocol$0.61+3.6%$40.6m$92.0m$17.0m$618.1k$123.6k417,009
Synthetix$2.53+4.0%$795.0m$796.9m$401.1m$1.1m$1.1m94,0024

A partir dos dados podemos observar que a GMX está bem à frente das outras em termos de receita, TVL, número de usuários ativos e valor de mercado. Destacamos que a Gains Network possui um TVL considerável e ao compararmos com a receita vemos que ela compõe aproximadamente 4,6% do TVL, uma parcela relevante, comparado a 1% visto na GMX.

ProtocoloTesouroDetentores de TokensGanhos 365dVolume de Negociação de Tokens 24hTendência 365dGMVTaxas do Fornecedor 24hRazão P/FRazão P/S
GMXN/AN/A-90.5%$35.4m+822.4%$506.3m$536.0k4.2×14.0×
Gains NetworkN/AN/A+735.2%$4.2m+382.5%$228.5m$13.3k6.1×7.0×
Perpetual Protocol$33.7m10.54k-99.5%$5.7m-63.0%$22.7m$16.3k11.6×57.9×
Synthetix$79.7m90.57k+31.9%$59.0m-51.8%$7.3m$0.0056.8×56.8×

Acima temos outras métricas relevantes dos protocolos. Destacamos positivamente o GMV que é significativamente maior que os dos demais protocolos. O P/F ratio da GMX é o menor dos protocolos, porém existe um spread grande entre o P/F e o P/S, que pode ser explicado pelo fato de que o protocolo remunera mais os seus usuários, não necessariamente um ponto negativo.

Seguidores no Twitter.

No gráfico acima vemos o número de seguidores da GMX no Twitter e o preço do ativo GMX. Vemos que existe uma correlação positiva entre ambos. Dados de redes sociais são relevantes e retratam o interesse da comunidade em relação ao protocolo e o seu desenvolvimento, principalmente tendo em mente que o mercado de criptomoedas é bastante afetado pelo fator “hype”.

Arbitrum Vs Avalanche

TVL por redes.

Em verde temos a Arbitrum, já em azul a Avalanche. Com base nesses dados, é possível destacar que o TVL da rede Arbitrum é superior ao da Avalanche, mais de 5 vezes maior.

Volume transacionado por cadeia entre Arbitrum e Avalanche.

No ano de 2022 a Arbitrum apresentou um alto volume de transações, principalmente no segundo semestre, atingindo o seu pico em novembro, esse alto volume foi muito influenciado pelo The Merge do Ethereum. Dessa maneira, nota-se que o volume de transações dentro do ecossistema da GMX foi maior na rede Arbitrum no segundo semestre de 2022. Entretanto, nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, percebemos que o volume de transações na Avalanche foi superior provavelmente pela redução do número de transações vistas na Arbitrum nesse período.

Número de taxas pagas por rede.

Vemos uma dominância muito clara da Arbitrum em relação a Avalanche. Este fato pode ser explicado pela utilização das redes para a realização de transações, provavelmente devido à preferência de utilização de rede pelo usuário. Cabe ressaltar que a criptomoeda recebida como remuneração por serviços de liquidez está de acordo com a rede que está sendo utilizada. Por exemplo, ao utilizar a Avalanche você recebe em AVAX e na Arbitrum em ETH. Outro ponto importante é o fato das taxas na rede Arbitrum serem maiores que na Avalanche.

Novos usuários na rede da Arbitrum.

Vemos que cumulativamente o número de usuários vem aumentando gradualmente.

Novos usuários na rede da Avalanche.

Ao comparar o crescimento percentual de usuários novos na Avalanche com a Arbitrum, vemos que a Avalanche está demonstrando um desempenho superior. Entretanto, o número de usuários na Arbitrum ainda é consideravelmente maior.

Arbitrum Prejuízo e Lucro dos Usuários.

Avalanche Prejuízo e Lucro dos Usuários.

Nas duas imagens acima podemos notar a proporção de lucro e prejuízo dos usuários dentro de cada rede. Podemos ver um padrão entre as duas redes e que esses dados refletem principalmente o cenário visto do mercado e não necessariamente a qualidade das redes ou preferências dos usuários.

Desempenho do preço do ativo GMX desde seu lançamento.

Durante o ano de 2022 o ativo sofreu grande volatilidade. Vimos algumas desvalorizações expressivas possivelmente ligadas aos eventos negativos que decorreram ao longo do ano e da mesma forma alguns eventos como a falência da FTX que podem ter causado uma valorização do ativo. Cabe ressaltar que nos pontos destacados em vermelho estão os momentos em que o preço do ativo atingiu um valor abaixo do seu valor de lançamento, sinalizando um ponto positivo visto que isto só aconteceu logo após o lançamento e apenas uma outra vez após isso.

Comparação GMX vs Level Finance

Ao analisar o TVL da Level Finance, visto na imagem acima, está em evidência um crescimento bastante expressivo em um período curto de tempo, onde no começo de 2023 o TVL era de aproximadamente US $2,5 milhões e agora registra US $18,55 milhões.

TVL da Level Finance.

A Level Finance é atualmente o segundo maior protocolo na rede da Binance em termos de receitas geradas nas últimas 24 horas, totalizando US $70.502, e o terceiro maior em termos de taxas pagas, totalizando US $141.004.

Incentivos

Uma vez estabelecido, a Level DAO determinará a estrutura de taxas da plataforma. Até lá, segue o seguinte cronograma:

  • Taxa de posição para negociação perpétua: 0,1% do tamanho da posição (abertura/fechamento)
  • Taxa de liquidação: $ 5
  • Taxa de empréstimo dinâmica (taxa de juros para negociação alavancada/perpétua):
  • Os comerciantes pagam uma taxa de empréstimo a cada hora.
  • A taxa é calculada dinamicamente com base na taxa de utilização do ativo.
  • Taxa de empréstimo (por hora) = (ativos emprestados) / (total de ativos no pool) * 0,01%
  • Taxa máxima de empréstimo: 0,01% por hora (com 100% de utilização)
  • Margem de manutenção: 1%
  • A liquidação ocorre quando a dívida de uma posição aberta atinge 99% da garantia do usuário. Quaisquer fundos restantes após a liquidação serão enviados de volta para a carteira do usuário.
  • Taxa de swap: variando de 0% a 0,6%
  • A taxa básica de swap é igual a 0,2% para swaps não-stablecoin (ou seja, USDT>ETH ou BTC>BNB) e 0,01% para swaps de stablecoin (ou seja, BUSD<>USDT). Observe que o protocolo incentiva a troca de ativos que estão sub-representados (em termos de peso do pool) reduzindo dinamicamente a taxa de troca e vice-versa.

As taxas são pagas em LVL, moeda de utilidade do protocolo.

A distribuição das taxas pagas são de 50% para os provedores de liquidez e os outros 50% são direcionados para a tesouraria da DAO.

Volume negociado.

O volume total negociado na Level Finance é de US $1,1 bilhões enquanto a GMX possui US $103 bilhões, uma diferença significante, no entanto vemos um crescimento expressivo da Level. Apesar da GMX ter um volume total maior, a Level vem demonstrando um ritmo de expansão muito grande.

Dados de Usuários

Em janeiro de 2023 a Level Finance tinha 195 usuários, atualmente são 2110 usuários, um aumento de 982%, 10,82 vezes . Cabe ressaltar que, a maior parte destes usuários tem sido para prover liquidez ao protocolo.

Em comparação, a GMX no início de janeiro de 2023 tinha um total de 2538 usuários e atualmente ela possui 42.455 usuários, um crescimento de 1.572%, 16,7 vezes.

Precificação GMX

A fim de estipular um preço alvo para a GMX, utilizamos em nossos cálculos os múltiplos da métrica P/F de projetos similares e calculamos uma média para o setor.

Abaixo estão os dados usados nos cálculos:

ProjectP/F ratio (circulating)7d30d90d180d365d
GMX43,53,25,82,93,9
Sushi8,97,94,47,411,418,8
Uniswap8,89,94,69,67,59,3
PancakeSwap2321,515,438,734,953,4
Balancer26,328,119,529,324,741,3
Resultados14,214,29,418,116,325,3

Dos projetos selecionados acima encontramos médias para o P/F ratio do setor e utilizamos os ratings atuais de 30d e 365d.

CenárioAtualBearishBullish
Média14,2x9,4x25,3x
GMX4x
Preço$261$173$466
Margem de segurança20%
Preço com margem$209$138$373
Upside183,77%87,37%406,45%

Vemos que o preço alvo para a GMX de acordo com estas métricas (incluindo a margem de segurança seria de $209 atualmente, $138 em um cenário bearish e $373 em um cenário bullish.

Conclusão

Após analisar o protocolo GMX e suas principais métricas e características, entendemos que a exchange apresenta uma solução boa para o mercado, introduzindo uma plataforma descentralizada de perpétuos além de proporcionar bons incentivos para provedores de liquidez, gerando interesse em renda passiva. Desta forma, o protocolo gera cada vez mais atratividade para novos usuários.

Além disso, o protocolo possui um tokenomics eficiente, não inflacionário e que traz utilidade para os tokens. Este ponto é de extrema importância como a funcionalidade do sistema de taxas, remunerações e governança são determinantes para o desenvolvimento e sucesso de um projeto.

A GMX é atualmente a maior exchange de perpétuos descentralizada do mercado e possui a grande maioria do market share. Inicialmente atraindo usuários pelo nível de alavancagem disponível para seus usuários e recompensas por staking e provedores de liquidez. O projeto vem se desenvolvendo e cada vez mais tem atraído usuários, gerando receita e distribuindo recompensas.

Vemos o ativo GMX como uma opção atrativa de investimento devido ao seu tokenomics e o crescimento do projeto em geral. Acreditamos que o projeto ainda tem muito espaço para crescer e vemos o preço ativo GMX ser influenciado positivamente por isso. Atualmente (16/02/2023) o token se encontra em seu all time high, sendo negociado a US $83,83.

Em comparação com os concorrentes analisados anteriormente, as métricas da GMX demonstram que o protocolo realmente está crescendo significativamente e gerando grande interesse nos usuários. A GMX é o principal player deste setor e está cada vez mais ampliando sua liderança.

Por fim, concluímos que o protocolo GMX tem grande potencial e qualidade e o token GMX se apresenta como uma boa opção de investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *