A blockchain da Helium é uma provedora de rede de internet sem fio que permite dispositivos ao redor do mundo terem acesso à internet 5G, sem a necessidade de satélites ou plano de dados caro.

O papel da Helium é fornecer sinal de forma descentralizada, onde a comunidade coopera com o desenvolvimento do protocolo e distribui o sinal via hotspots especiais.

A rede conta com três tipos de agentes: i) roteador; ii) minerador; iii) dispositivos

O algoritmo de consenso do modelo de mineração da blockchain da Helium chama-se de Proof .Of Coverage. Este mecanismo é responsável por comprovar que os hotspots estão conectados à rede e que estão de fato enviando sinal. Por realizar essa prova de trabalho, o sistema remunera as pessoas/agentes envolvidas no processo de mineração da seguinte forma:

O crescimento médio de hotspots ao redor do mundo é de 47% ao mês em 2021. Podemos ver os números de hotspots versus tempo no gráfico abaixo. (hotspots por trimestre 2021).

ABRA SUA CONTA E COMECE A INVESTIR EM CRIPTOMOEDAS.

O token HNT valorizou-se 1600% em 2021, e hoje ocupa a 61ª posição no ranking de valor de mercado.

Mineração da Helium

1 Bloco é minerado a cada 60 segundos;

1 “época” é o conjunto de 30 Blocos que contém as transações;

Um total de 2,500,000 de HNTs são emitidos pela rede por mês.

O que resulta numa taxa de emissão de:

30 minutos / época = 1440 “épocas” por mês;

1736 HNT / “época” = 1736 a cada 30min.

Os Agentes responsáveis pelo processo de mineração são recompensados da seguinte forma:

Tipos de agente:

  1. PoC Challenger: agente ou “desafiador” que realiza os cálculos matemáticos de probabilidade para processar um bloco de trasações (similar a função SHA256 do Bitcoin). Este participante recebe 0,90% do total de tokens HNT minerados no processo.
  2. PoC Challengees: os Challengees ou “desafiados” são os hotspots que transmitem a função PoC e que recebem os desafios de cálculo dos Challengers. Os hotspots são remunerados com 5,02% dos tokens HNT minerados.
  3. Witnesses: são os hotspots “testemunhas” que confirmam que os hotspots recebam uma pequena parte da função PoC
  4. Grupo de Consenso: É o grupo responsável por executar as transações. Eles são escolhidos randomicamente de acordo com o emprego da função PoC e recebem 6% do tokens HNT minerados.
  5. 33% tokens minerados vão para a Helium Inc., que é a responsável pela segurança da rede e por todo desenvolvimento do ecossistema.
  6. Os dados transmitidos pela rede concentram os 35% finais dos tokens HNT minerados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

×