Se você tem interesse em investir em criptomoedas e ser um expert no assunto, o mercado oferece opções variadas de investimento que podem atingir melhor objetivo do seu investimento, como a stablecoin DAI, emitida pelo protocolo Maker.

O que é stablecoin?

Para fugir da grande volatilidade das criptomoedas, existem alguns criptoativos que buscam ter um valor fixo ao longo do tempo. Essas criptomoedas são conhecidas como stablecoins.

Nessa categoria, a moeda digital tem valor pareado no Dólar Americano, utilizando de um mecanismo de estabilização para manter o valor de 1 DAI bem próximo ao valor de 1 Dólar Americano. Este tipo de moeda digital pode ser uma ótima opção para quem busca estabilidade ou exposição ao Dólar.

O que é DAI?

A criptomoeda DAI é uma stablecoin descentralizada que tem como objetivo manter seu preço = US$ 1. Ela foi estruturada na blockchain do Ethereum.

A sigla DAI representa uma stablecoin emitida pelo protocolo Maker, como acontece também com o Bitcoin que é representado pela sigla BTC.

Funcionamento da stablecoin DAI

Para conseguir manter o preço, a criptomoeda DAI utiliza mecanismos de estabilização do protocolo Maker. Esta plataforma é descentralizada e tem sua governança determinada pelos hodlers do token MKR, permitindo assim que a emissão de DAI seja auditada pela comunidade, sendo necessário travar algum tipo de colateral no protocolo, como BTC, ETH ou USDC. Esta margem precisa ser de 150% além do valor que você planeja utilizar em DAI.

Por ser estável (em Dólar), esta moeda digital pode ser utilizada em pagamentos digitais, transferências ponto a ponto (P2P) ou substituindo alguma moeda física em remessas de câmbio.

A mineração não ocorre em stablecoins como acontece com as demais criptomoedas. A DAI passa por um liquidity mining, processo em que os provedores de liquidez ao mercado são retribuídos com unidades da moeda.

O preço da stablecoin tenta se manter = US$ 1, porém sua capitalização pode variar, como ocorreu em fevereiro deste ano, em que a DAI ultrapassou a marca de 2 bilhões de dólares.

Quer se tornar um expert em moedas digitais? Assine o OMEGA PRO.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *