Para quem tem interesse no mercado de ativos digitais, compreender os mecanismos e ferramentas das criptomoedas e suas transações é primordial.

Se você está com aquele “pé atrás” na hora de investir em criptomoedas, está na hora de entender o que acontece por trás de uma transação e se tornar um expert no mercado cripto.

O que é Blockchain?

A blockchain é uma ferramenta tecnológica que permite rastrear informações específicas na internet. A cada ação executada, como as transações por exemplo, um código é gerado e conectado a uma grande cadeia de blocos que carrega todas as ações anteriores, formando um histórico daquele sistema.

Esse sistema permitiu a criação das criptomoedas, mas pode ser aplicado em diversos segmentos.

Blockchain é uma criptomoeda como o bitcoin?

Não. A blockchain é a tecnologia que gera e armazena as informações de cada criptomoeda. Ou seja, cada unidade de bitcoin gerado ou movimentado, faz parte de uma grande corrente informacional, a blockchain.

Como é a segurança dentro da blockchain?

Cada bloco da corrente carrega consigo um código próprio, o código do bloco anterior, ligado por uma chave que é única e exclusiva de cada bloco, e os códigos de cada transação daquele bloco (hashes). Os códigos só são validados e selados após a confirmação da rede específica daquela blockchain, feita por algum agente independente (minerador). Cada bloco gera também informações como data, montante transacionado, taxas pagas ao agente validador, tamanho (bytes), tempo de validação, então é possível ter acesso a diversas informações de forma pública e transparente. 

A segurança da blockchain é a criptografia dessas informações, e a quantidade de computadores ligados a rede, que processam, auditam e validam as transações, tornando ataques hackers praticamente impossíveis. Esta rede é mundial, não possui dono, tornando-a descentralizada e democrática. Sem falar que cada elo ou bloco da corrente, possui informações do bloco anterior, fazendo com que toda a corrente seja interligada (por criptografia), elevando a segurança deste sistema.

Qual é a importância da blockchain e por que todo mundo fala sobre isso?

A blockchain possibilitou a criação dos ativos digitais. Sendo um sistema descentralizado e global, não possui controle de nenhum país específico. Este sistema também pode servir para remessas internacionais, meios de pagamento, registro de informações, emissão de valores mobiliários, contratos inteligentes, registro de identidade e votação. 

Quer saber mais sobre o mercado de ativos digitais?

Assine o OMEGA PRO e se torne um expert em criptomoedas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *