Em anúncio oficial realizado, nesta segunda-feira (24), o Banco Central informou que está criando uma moeda digital brasileira que sirva no formato CBDC (moeda digital de banco central). Outras CBDCs já estão em fase de testes na China, índia e Japão.

Nova moeda digital do Brasil

O Real Digital servirá como extensão do Real e poderá ser utilizada por quem tem contas e cartões. A emissão, o controle e a fiscalização serão de responsabilidade do próprio banco. Por esse motivo, atuará de forma diferente das criptomoedas tradicionais como o Bitcoin.

O que o Banco Central informou

Fabio Araújo, da Secretaria Executiva do Banco Central, informou que a ideia é criar “uma nova forma de representação da moeda já emitida pela autoridade monetária nacional, ou seja, faz parte da política monetária do país de emissão”.

Novo método de transação e pagamento

O Real Digital funcionará como uma nova forma de pagamento e transação. Porém, não será minerado. O próprio Banco Central emitirá a moeda e repassará as outras instituições financeiras para assim chegar ao cliente final.

Araújo também afirmou que a nova moeda digital possui “potencial para a aplicação de novas tecnologias, como smart contracts, IoT (sistema de tecnologia que permite a integração entre objetos e utensílios) e dinheiro programável, em novos modelos de negócio, que aumentem a eficiência de nosso sistema de pagamentos”. O propósito é atualizar o sistema financeiro do Brasil e facilitar a circulação de moeda estrangeira.

Quer saber mais sobre o mercado de moedas digitais e criptoativos?

É só seguir a gente no instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *