O Injective Protocol é uma exchange descentralizada (DEX) que visa fornecer uma experiência de negociação ao usuário de alta velocidade, com baixas taxas e com uma grande variedade de ativos. Dentre esses ativos, destacam-se derivativos, forex, ações, commodities, dentre outros. Além disso, oferece módulos prontos para uso, possibilitando que qualquer usuário crie Dapps sobre ele.

O projeto foi fundado no final de 2018 e é construído sobre as tecnologias blockchain Tendermint e Cosmo SDK. Dessa forma, o seu sistema funciona como uma blockchain de segunda camada, o que permite dois grandes diferenciais para o projeto: a não necessidade do pagamento de taxas de gás (taxa paga ao blockchain em cada transação) e a finalização de transações praticamente instantâneas.

A missão do Injective Protocol é remover as barreiras de entrada ao mercado DeFi, ser uma plataforma com altas velocidades de transações, sem taxas de gás e fornecer uma experiência ao usuário totalmente descentralizada. Por trás do protocolo, existe uma equipe experiente de desenvolvedores com experiência em outros projetos de tecnologia e blockchain de grande escala.

A plataforma possui o seu token nativo INJ, que foi lançado em outubro de 2020. Ele desempenha um papel integral na governança, na garantia de derivativos, segurança do protocolo, para a criação de mercado e também como incentivo para operadores de nós.

Proposta de Valor Injective

O Injective protocol foi desenvolvido com o objetivo de ser um protocolo de troca 100% descentralizado, sem permissão (arquitetura aberta para qualquer usuário adicionar um nó), rápida e sem cobrar taxas de gás, se diferenciando das DEXs mais conhecidas do mercado. Para alcançar essa funcionalidade é possível destacar alguns recursos importantes implementados pela Injective

  • Construção da rede totalmente descentralizada: O Injective desenvolveu sua rede baseada na tecnologia descentralizada, Cosmos Tendermint, dessa forma possibilita manter o seu código fonte aberto, ser uma plataforma multi-chain, não cobrar taxas de gas e ainda possuir altas velocidades de transações.
  • Livro de pedidos descentralizado: Um dos grandes diferenciais do Injective é possuir um livro de pedidos descentralizado, ao invés da tecnologia de Pools de liquidez usada pelas principais DEXs do mercado. Esse formato de livros de pedidos se aproxima mais do modelos usados nas corretoras convencionais, trazendo mais facilidade para o usuário.
  • Criação e uso irrestrito de mercado: O Injective permite a negociação P2P totalmente descentralizada de perpétuos e derivativos, ou seja, uma grande variedade de ativos. Além disso, o protocolo possibilita que qualquer pessoa, a qualquer momento, crie seu próprio mercado de derivativos.

Tokenomics

O INJ é o token nativo do Injective Protocol, ele foi lançado em outubro de 2020 no Launchpad da Binance com uma oferta de 9% do suplly e um preço inicial de $0,40.

No momento da criação do token foi definido uma taxa de inflação anual de 7% e se tem por objetivo diminuir para 2% ao longo do tempo por meio de votações da comunidade. Atualmente a taxa está em 5%, entretanto o protocolo possui mecanismos de deflação, o qual será visto mais abaixo, que na prática tornam a taxa de inflação menor.

O token desempenha papéis muito importantes na parte de governança do protocolo, na captura de valor, na parte de segurança, garantia para derivativos, incentivos para formadores de mercado e para desenvolvedores.

Governança: O token permite que os usuários controlem todo o ecossistema, possibilitando que eles votem em propostas de alterações para o futuro do protocolo, parâmetros de troca, e outras atualizações por meio de uma estrutura de organização autônoma descentralizada (DAO).

Captura de valor: 60 % de todas as taxas coletadas pelo protocolo são utilizadas para recomprar o token INJ no mercado e posteriormente queimar todos esses tokens, ou seja trata-se de um processo deflacionário, reduzindo a oferta de INJ no mercado.

  • Segurança: O INJ é usado para proteger o blockchain usando o mecanismo Proof of Stake, no qual é realizado processo de staking.
  • Garantia para derivativos: O token INJ pode ser usado para fornecer garantia para negociação de margem e para o uso do mercado de derivativos da Injective.
  • Incentivos para formadores de mercado: No Injective os criadores de mercado pagam uma taxa de câmbio de 0,1%, mas os tomadores pagam uma taxa de 0,2%. Na verdade, isso permitirá que os formadores de mercado recebam um pagamento líquido positivo em descontos, o que ajudará a incentivar o provisionamento de liquidez.
  • Incentivos para desenvolvedores: O token INJ pode ser usado para fornecer garantia para negociação de margem e para o uso do mercado de derivativos da Injective.

Distribuição

O INJ possui inicialmente sua oferta máxima limitada a 100 milhões de tokens. E por mais que exista um processo de criação de novos tokens para o pagamento de recompensas de staking, o fato de utilizar 60% das taxas para a recompra e queima do token, faz com que na realidade o INJ tenha um comportamento deflacionário, ou seja, tem a sua oferta reduzida com o tempo, o que tende a impactar positivamente na valorização do ativo.

Distribuição inj

Tabela distribuição INJ.

Distribuição inj

Chart de distribuição INJ.

Na tabela e no gráfico acima, vemos a distribuição do token INJ, destaca-se os 9% do Launchpad da Binance, os 20% para equipe, e os 36,33% para o desenvolvimento do projeto. Entretanto, o percentual destinado a comunidade de apenas 10% ficou baixo, evidenciando que poderia ter sido distribuído melhor.

Time e Investidores

Os membros da equipe do Injective possuem experiências em desenvolvimento full stack, em Solidity e em Golang, bem como em mercados financeiros e marketing. Dentre eles, destacam-se:

Eric Chen, CEO e cofundador do projeto. Ele é bacharel em Finanças pela New York University e também é Venture Partner da Innovating Capital, que foi um dos primeiros investidores no Injective Protocol.

Albert Chon, CTO e segundo cofundador do projeto. Antes de fundar o Injective Protocol, ele foi Engenheiro de Desenvolvimento de Software na Amazon, possui mestrado em Ciência da Computação, com especialização em Sistemas pela Universidade de Stanford.

Tendo em vista toda essa qualificação, a equipe por trás do projeto demonstra ter grande capacidade técnica para desenvolver o projeto.

O Injective Protocol recebeu investimentos importantes, como da Binance Labs que foi a incubadora do projeto em 2018. Além disso, em 2021 recebeu investimentos da Pantera Capital, Hashed, Mark Cuban. Já em 2022 recebeu aporte da Jump Crypto e BH Digital.

Todos esses recursos recebidos pelo Injective Protocol de grandes investidores e empresas demonstram o tamanho do potencial visto no protocolo e também confiança no time que está por trás do desenvolvimento.

Dados On-Chain Token INJ

Numero de endereço

Numero de endereço.

No gráfico acima vemos uma métrica importante, trata-se do número de endereços de carteira que possuem o token INJ. É possível constatar um crescimento até abril de 2022 e após uma queda e até dezembro de 2022 vemos uma estagnação. Já quando olhamos para o ano de 2023 vemos um crescimento importante, cerca de 15,39%. Este dado nos revela que está aumentando o interesse no token INJ.

numero de usuários

Numero de usuários.

Já no gráfico acima, vemos o total de usuários ao longo do tempo ao longo do tempo, cabe ressaltar que de um modo geral, é visto um crescimento do número de usuários desde o lançamento do token. Quando olhamos para 2023 vemos um crescimento mais forte, representando desde janeiro um aumento de 13,80% de usuários. Esse dado também demonstra um aumento do interesse do público pelo token INJ.

proporção de usuários

Proporção de usuários.

Acima vemos a proporção dos usuários que negociam o token INJ, em azul vemos usuários antigos, já em vermelho, os novos. Ao analisar esses dados é possível concluir que a maioria das compras do token INJ é feita por usuários antigos. No momento de confecção desta análise, cerca de 60% dos usuários que negociam o token são antigos. Com base nesses dados podemos concluir duas coisas, que existe um interesse dos usuários mais antigos em negociar o token e que o número de novos usuários que negociam o INJ está baixo e com o desenvolvimento e conhecimento do projeto, deve aumentar.

Usuários mensais

Usuários mensais.

No gráfico superior vemos o número de usuários do token INJ mensalmente, nele é possível ver que o número de usuários estava muito elevado entre janeiro de 2021 e abril de 2021, significando que naquele período havia um grande interesse em negociar o token. Já no final de 2021 até final de 2022 vemos um período de menor interesse, o que pode ser explicado pelo momento de baixa do mercado visto naquele período. Já em 2023 vemos um crescimento desse número, e que em todo esses meses o número de usuários novos sempre foi mais elevado que os antigos.

Carteiras

Nas imagens abaixo temos os dados das carteiras que possuem o token INJ. Vemos as carteiras com >0, 1.000, > 10.000 e >100.000.

carteiras com token INJ

Quantidade de carteiras com token INJ.

Nas duas imagens acima temos as carteiras com > 0 e > 1000. É possível perceber que existem 13.178 carteiras com mais de zero tokens, já quando olhamos para o número de acima de 1.000 tokens, esse número cai consideravelmente para 608, ou seja 4,36% das carteiras maiores que zero.

carteiras-10000-tokens

Carteiras com mais de 10000 tokens.

Já nas duas imagens acima, percebemos as carteiras com mais de 10.000 tokens e mais de 10.000 tokens. Existem 127 carteiras com mais de 10.000 tokens e 38 com mais de 100.000. Se compararmos com o total de carteiras com mais de zero tokens temos uma proporção de 0,96% para as com mais de 10.000 tokens e de 0,29% para as com mais de 100.000 tokens.

Com base nesses dados, podemos concluir que a grande maioria de carteiras possui um número baixo de tokens evidenciando que não existem carteiras causando uma grande concentração do fornecimento de INJ.

Staking INJ.

Na imagem acima é possível observar o dashboard de staking do token INJ, no momento, o processo de staking está pagando 16,46% ao ano e tem cerca de 35 milhões de tokens depositados nesse processo. Além disso, com base nesses dados vemos que no momento o protocolo possui 109 validadores, sendo 60 ativos e 59 inativos. Um outro ponto importante dessa imagem é a distribuição do poder de votos, os validadores que possuem mais tokens em staking têm um maior poder nas votações.

Volume de trading injective.

No gráfico acima vemos o volume diário de negociações dentro do ecossistema da Injective, nele está dividido entre o volume spot e o de derivativos. Ao analisar esses dados, percebemos que o volume de derivativos possui um média diária de cerca de $9,3 milhões e o de spot de $1,5 milhões, ou seja, o volume de derivativos é cerca de 6 vezes maior que o de spot. Já a média de volume diário está em cerca de $10,8 milhões, um número bem abaixo de outras DEXs do mercado como a GMX que possui médias acima de $300 milhões e da Uniswap com médias acima de $ 1 bilhão.

Volume acumulado Injective.

Na imagem acima vemos os dados acumulados de volume de negociação dentro da plataforma da Injective. Desde o início do protocolo foram negociados mais de $1,06 bilhões em volume spot e $8,17 bilhões em derivativos, números expressivos. Também fica claro a importância do mercado de derivativos para o protocolo, mais de 88% do volume é decorrente desses ativos.

Métricas

Volume.

No gráfico visto acima vemos o volume de negociações do token INJ ao longo de 1 ano, nele vemos que em 2022 o token na maioria dos dias teve um volume muito baixo, abaixo de $ 5 milhões, com alguns picos como no dia 4 de maio com $ 54 milhões e no dia 11 de agosto com $ 79 milhões. Já quando analisamos o ano de 2023, vemos um crescimento relevante, com alguns picos acima de $100 milhões. Esse fato é bem positivo e pode ser explicado pelo melhor cenário vivido pelo mercado em 2023.

Marketcap circulante

Marketcap circulante.

Ao olhar para a imagem acima, vemos os dados de marketcap do token INJ, ou seja oferta de tokens multiplicada pelo preço. Nele percebemos uma tendência de crescimento desde o lançamento até o final de 2021, atingindo cerca de $590 milhões em novembro daquele ano. Já em 2022 vemos uma tendência de queda bem acentuada que durou todo o ano. Quando analisamos o ano de 2023, percebemos um crescimento muito forte do marketcap, ultrapassando em alguns momentos o topo de $590 milhões visto em novembro de 2021.

Acima vemos o gráfico de supply circulante do token INJ, ou seja, a quantidade de tokens que estão em circulação. Nele percebemos um crescimento na criação de novos INJ e que atualmente existem cerca de 80 milhões de tokens em circulação. O total previsto para a criação de tokens é de 100 milhões, entretanto a taxa de inflação desses novos tokens deve diminuir com o tempo pelo fato do protocolo possuir um mecanismo de recompra e queimas desses tokens, visto melhor na parte de tokenomics da análise.

Vale destacar também que mesmo nesse momento de supply máximo até em então, o marketcap como visto no ponto anterior está nas máximas, o que demonstra que o mercado tem tido interesse em comprar INJ.

Comunidade

Número de seguidores no twitter.

No gráfico acima retirado do site da Messari, temos o número de seguidores do Injective no Twitter. Esses dados estão mostrando o período de fevereiro de 2023 deste ano até o período de confecção desta análise (Abril de 2023). Atualmente o protocolo possui cerca de 218 mil seguidores, entretanto em fevereiro, o protocolo tinha 188 mil seguidores, um crescimento de 16%, percentual interessante que demonstra que mais pessoas estão se interessando pelo protocolo.

Número de usuários no Telegram.

No gráfico acima também retirado da Messari, temos os dados de usuários do Telegram. Esses dados estão mostrando o período de fevereiro de 2023 deste ano até o período de confecção desta análise (Abril de 2023). Atualmente o protocolo possui 13.480 usuários, quando olhamos para fevereiro, o protocolo possuía 13.105, o que representa um crescimento de 2,86%, menor do que o visto no Twitter.

Visitas no site.

Na imagem vista acima, temos os dados de visita do site do Injective Protocol dos últimos 3 meses. A média de visitas é de 65,73 mil por mês, um número razoável para um protocolo cripto. Quando comparamos o mês de março com fevereiro vemos uma redução de 12,73% no número de acessos e que teve 61,5 mil visitas, abaixo da média dos últimos 3 meses. Além disso, a taxa de rejeição, que significa que o visitante apenas acessa a página principal e em seguida sai do site, é de 53,16%, um número elevado.

Comparação com concorrentes

O Injective é um protocolo com funcionalidades específicas, sendo muito difícil de identificar um concorrente direto. Dessa forma, de forma a poder realizar uma comparação com outro protocolos, foi selecionado os principais projetos de derivativos (GMX, Level Finance e dYdx) e os principais do setor de DEX (Uniswap, PancakeSwap e SushiSwap), abrangendo os recursos ofertados pelo Injective.

ProtocolosTrading Vol. 24hTrading Vol. 7dDaily active UsersCore DevsCirculating MarketcapTVL
Injective$86.39m$1.06b2021$590.63m20.53m
GMX$13.3m$188.1m1.650,005$610.2m$669.7m
Level Finance$1.6m$15.0m985$42.5m$41.9m
dYdx$66.8m$787.4m0$388.0m$343.0m
Uniswap$58.6m$491.6m91.340,0027$3.9b$4.0b
PancakeSwap$59.7m$952.1m131.320,0014$491.9m$1.5b
SushiSwap$25.8m$192.1m15.670,009$197.0m$422.5m

Na tabela acima vemos os dados desses protocolos em algumas métricas. Por elas podemos evidenciar algumas questões. Quando olhamos para o volume negociado é possível notar que o Injective apresenta o maior volume em 24 horas e também no acumulado de 7 dias, demonstrando que existe um interesse no mercado em negociar o token INJ, sendo um dado que chama bastante a atenção, ainda mais que dentro dessa comparação possui por exemplo a Uniswap e a PancakeSwap, protocolos grandes e muito conhecidos no mercado.

Quando se analisa as métricas de usuários ativos, o Injective apresenta o menor valor, com uma média de apenas 20 usuários por dia, um número muito baixo, principalmente quando olhamos para os protocolos maiores como UniSwap, PancakeSwap e SushiSwap. Ao olhar para os dados de desenvolvedores (usuários que comentaram nos repositórios do projeto no GitHub nos últimos 30 dias) vemos que a Uniswap se destaca com 27 desenvolvedores, entretanto o Injective aparece em segundo 21, um dado relevante para o projeto.

Na métrica de Marketcap circulante vemos um domínio da Uniswap com $3.9 bilhões, um número bem acima dos outros protocolos. Os demais protocolos apresentam valores mais próximos um dos outros, com a GMX com $610.2 milhões na segunda posição e a Injective com $590.63 milhões na terceira posição, um número expressivo, ainda mais considerando que é um protocolo menos conhecido.

Na última métrica da tabela temos o TVL, esse que demonstra a Uniswap como a principal com $4.0 bilhões e a PancakeSwap em segundo com $1.5 bilhões. A Injective aparece com apenas $20.53 milhões, um número bem abaixo dos demais concorrentes, entretanto não está contabilizado nesse valor os mais de 35 milhões de tokens INJ que estão em staking, o que levaria o valor de TVL para a casa dos $300 milhões, mais próximo dos projetos vistos na tabela.

Análise do Preço

Preço do INJ.

No gráfico acima vemos o comportamento do preço do INJ desde o seu lançamento. Ao analisarmos percebemos que apenas em um momento curto após o início das negociações no final de 2020 que o token negociou abaixo do seu preço inicial. Já em 2021 vimos uma valorização muito alta do token saindo de aproximadamente $ 1 para mais de $ 25 no mês de abril de 2021, uma valorização de 2400%. No ano de 2022 o token vivenciou uma tendência de baixa, assim como todo o mercado cripto, chegando a ser negociado em alguns períodos do ano abaixo de $2.

Ao olhar os dados a partir de 2023, percebemos a retomada de uma forte tendência de alta, do token saindo de menos de $2 para $8,80 (abril de 2023, momento de confecção da análise), o equivalente a uma rentabilidade de cerca de 340%. Se analisarmos desde o Launchpad em outubro de 2020, com o preço inicial de cerca de $0,40 até o dia de hoje, temos uma rentabilidade de 2100%.

Análise do Preço

Após analisar o protocolo Injective, entendemos que ele apresenta uma proposta importante para o segmento de DEX e por consequência o Defi. Todo o desenvolvimento do projeto tem por objetivo criar uma plataforma de transações rápidas, com baixos custos e que forneça uma estrutura descentralizada para o usuário, inclusive sendo aberta para que se criem Daaps dentro da plataforma.

Ao olhar para o time do Injective percebemos que pessoas capacitadas e experientes estão gerindo o projeto. Desta forma, principalmente no mercado de criptomoedas, no caso de pessoas envolvidas nas decisões e com poder de governança serem competentes, isto gera confiabilidade e boas expectativas para o seu desenvolvimento. Além disso, vemos investidores importantes aportando no projeto, o que corrobora para a expectativa de um bom desenvolvimento do projeto.

Em relação ao funcionamento, cabe destacar que a abordagem de ser uma plataforma descentralizada, que permite que qualquer usuário possa desenvolver sobre ela e que propicie a negociação de uma ampla variedade de mercados faz com que o Injective se destaque no mercado. Essas funcionalidades tendem cada vez mais a atrair novos usuários e desenvolvedores.

O token INJ possui bastantes funcionalidades dentro do Injective como de governança para tomada de decisões, segurança pelo processo de staking, garantias para negociação de margens e de incentivos, esse último ponto é muito importante para o desenvolvimento do protocolo, cabendo salientar que 40% das taxas recebidas são destinadas como incentivo aos desenvolvedores. Além disso, existe o mecanismo de queima, o que faz com que o token tenha um comportamento deflacionário, fazendo com que se reduza a oferta do token e que aumente a tendência do token se valorizar.

O Injective tem apresentado números interessantes de negociação dentro de sua plataforma com um volume total de negociação de mais de $9.22 bilhões, sendo que 88% desse valor vem da negociação de derivativos. Por outro lado, o número de usuários ainda é baixo, apresentando uma média de 20 usuários por dia verificada nos últimos dias, quando comparamos com outros protocolos de Dex e Derivativos, fica ainda mais evidenciado o quanto esse número é baixo. O que causa estranheza para esse dado de usuários é que no Twitter oficial do protocolo existem mais de 218 mil seguidores, então era de se esperar que houvesse um número maior de usuários diários.

Em síntese, concluímos que o Injective é um projeto com uma proposta de valor bastante interessante e que possui um potencial de crescimento importante, principalmente se conseguir converter parte dos seus seguidores das redes sociais em usuários e desenvolvedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *