O mercado de criptomoedas recebeu muito capital nos últimos dias. Os touros elevaram o preço do Bitcoin de $ 9100 para $ 12000. Foi um movimento de alta muito interessante, que animou todos os traders e trouxe a confiança de volta para o mercado.

Em números, o incremento na capitalização de mercado das criptomoedas foi de 80,67 bilhões de dólares no período entre 4 de junho e 4 de agosto. Saímos de $ 277,71 bi para uma máxima de $ 358,38 bi. Um aumento de 29%. Veja na figura abaixo o gráfico da capitalização total do mercado cripto.

Esse crescimento, que teve início no dia 21 de julho, foi determinante para o Bitcoin atingir os $ 12000, dado que o ativo detém, aproximadamente, 61% de todo o capital do mercado. Um dado interessante a ser observado, é que esse crescimento foi orgânico, ou seja, não podemos dizer ainda que estamos numa bolha, dado que o número de pesquisas “buy bitcoin” (últimos 5 anos) ainda está em patamares muito baixos, segundo o Google Trends. Veja na figura abaixo.

O que podemos esperar agora?

Tecnicamente, a dominância do Bitcoin segue em queda, indicando que o capital esta fugindo do Bitcoin, e migrando para as Alt Coins. Podemos esperar que as Alt Coins valorizem mais que o Bitcoin a partir de agora, contando necessariamente que o ativo não perca o suporte dos $ 10900, fato que levaria todas as Alt Coins para baixo também. A relação entre a dominância do Bitcoin com o mercado é extremamente importante, e deve ser entendida para identificarmos oportunidades. Tenha sempre em mente a seguinte tabela:

BTC.D = Dominância do Bitcoin
BTC = Bitcoin
ALT COINS = Todas as moedas além do Bitcoin

Hoje, o mercado se encontra no cenário 3, o que nos diz que devemos observar de perto as Alt Coins. Muitas delas já subiram bastante, como o Ether (ETH), XRP, ZEC, dentre outras.

Analisando graficamente o Bitcoin, podemos esperar, com maior probabilidade, que ele lateralize dentro do range entre $ 12000 e $ 10900. Este cenário é essencial para termos oportunidades nas Alt Coins. É fundamental também que o suporte dos $ 10900 segure o preço do ativo, para que possamos surfar uma nova onda de alta nas Alt Coins. Repare na figura abaixo que, após o rompimento do triângulo, tivemos uma valorização de 31,44%, atingindo um topo em $ 12110. Repare também o range destacado anteriormente. Agora podemos esperar uma queda no volume de negociações, dado que o ativo inicia uma consolidação.

O suporte em $ 10900 é o mais importante no momento, que coincide com a região próxima a Média Exponencial de 12 períodos no gráfico diário. Caso percamos esse suporte, poderemos sofrer uma retração maior, até os $ 10000, e com isso, as Alt Coins sofreriam uma queda acentuada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *